Quando há vento, a coluna termal fica inclinada acompanhando a direção do vento. É igual a uma coluna de fumaça, quanto mais a velocidade do vento, mais inclinada esta coluna termal. Quando há vento, as térmicas se desprendem e esta coluna de corrente ascendente, vai acompanhando o vento. Se uma térmica se desprende em frente a uma montanha onde um piloto está voando o seu parapente no lift da encosta desta montanha, esta térmica a ser arrastada ( DERIVA) ( NA DERIVA DO VENTO) é levada e a passar pela montanha e encontrar o parapente, leva -o para o alto. O piloto pode escolher entre ficar na térmica e subir bem alto e depois voltar voando tranquilamente para o lift, ou, pendular e escapar dela. Se resolver ficar na térmica, poderá subir muito e ao descer, poderá encontrar outras térmicas e então, se quiser, poderá seguir voando na direção do vento e ir embora, vando até por centenas de quiliômetros e depois pousar bem longe de onde decolou. Esta modalidade de voo, onde o piloto decola e espera a térmica e depois sobe, escapa( Estampa) quando chega na base da nuvem e depois voa em busca de outras térmicas, podendo permanecer até por mais de 10 horas no ar e voar por centenas de quilômetros, é chamada de CROSS CAUTRY ou simplesmente XC. Muitos pilotos, acabam ficando insatisfeitos com a rotina do voo de encosta, no lift e acabam por buscar esta outra modalidade( XC) outros, acabam indo também para a ACROBACIA AÉREA.
Na minha opinião, isto é algo muito pessoal. Eu, particularmente, ainda prefiro o lif nas encostas.
A nuvens, são a parte visível das térmicas e elas indicam as condições se estão boas ou não. Um exemplo é quando uma nuvem é branca, ( A chamamos de pon pon)com uma base acinzentada, com largura mais ou menos igual a altura, indica que as térmicas estão boas para se voar e sem riscos. Dizemos que a condição está boa. Mas, quando a nuvem é imensa, escura e tem a parte de cima muio mair que a largura,( A chamamos de NEGONA) é sinal de que as atividades térmicas nela estão muito fortes e se um piloto entrar nesta térmica com seu parapente, vai ser empurrado para dentro desta nuvem.
Quando há vento, a coluna termal fica inclinada acompanhando a direção do vento.
ResponderExcluirÉ igual a uma coluna de fumaça, quanto mais a velocidade do vento,
mais inclinada esta coluna termal.
Quando há vento, as térmicas se desprendem e esta coluna de corrente
ascendente, vai acompanhando o vento.
Se uma térmica se desprende em frente a uma montanha onde um piloto
está voando o seu parapente no lift da encosta desta montanha, esta
térmica a ser arrastada ( DERIVA) ( NA DERIVA DO VENTO) é levada e a
passar pela montanha e encontrar o parapente, leva -o para o alto.
O piloto pode escolher entre ficar na térmica e subir bem alto e
depois voltar voando tranquilamente para o lift, ou, pendular e
escapar dela.
Se resolver ficar na térmica, poderá subir muito e ao descer, poderá
encontrar outras térmicas e então, se quiser, poderá seguir voando na
direção do vento e ir embora, vando até por centenas de quiliômetros e
depois pousar bem longe de onde decolou.
Esta modalidade de voo, onde o piloto decola e espera a térmica e
depois sobe, escapa( Estampa) quando chega na base da nuvem e depois
voa em busca de outras térmicas, podendo permanecer até por mais de 10
horas no ar e voar por centenas de quilômetros, é chamada de CROSS
CAUTRY ou simplesmente XC.
Muitos pilotos, acabam ficando insatisfeitos com a rotina do voo de
encosta, no lift e acabam por buscar esta outra modalidade( XC)
outros, acabam indo também para a ACROBACIA AÉREA.
Na minha opinião, isto é algo muito pessoal. Eu, particularmente,
ainda prefiro o lif nas encostas.
A nuvens, são a parte visível das térmicas e elas indicam as condições
se estão boas ou não.
Um exemplo é quando uma nuvem é branca, ( A chamamos de pon pon)com
uma base acinzentada, com largura mais ou menos igual a altura, indica
que as térmicas estão boas para se voar e sem riscos.
Dizemos que a condição está boa.
Mas, quando a nuvem é imensa, escura e tem a parte de cima muio mair
que a largura,( A chamamos de NEGONA) é sinal de que as atividades
térmicas nela estão muito fortes e se um piloto entrar nesta térmica
com seu parapente, vai ser empurrado para dentro desta nuvem.