No meio do voo livre, as pessoas dizem que a nuvem suga, mas a verdade é que a térmica arrasta e empurra para dentro da nuvem. Dentro de uma nuvem (NEGONA) pode ter ventos com velocidades acima de 200km hora. Não há parapente ou asa delta que resistam a tamanha força.
Dentro destas nuvens, há granizo (pedras de gelo) que estão a viajar junto com o vento lá dentro.
É fácil entender porque não se deve decolar quando há uma NEGONA.
Primeiro, podemos perceber a força que tem estas termais, para estarem levando aquela quantidade enorme de umidade lá para cima. Depois, sabemos que à medida que subimos, a corrente de vento fica mais forte( GRADIENTE DE VENTO) Depois, sabemos que à medida que se sobe, fica mais frio. ( GRADIENTE TÉRMICO) Então, se uma nuvem é tão grande, é porque há muita atividade térmica e muita atividade térmica significa corrente de ar muito forte, subindo. Com certeza o piloto não vai conseguir sair desta corrente ascendente e será empurrado para dentro desta nuvem ( ENTUBAR) e depois, sabendo que quanto mai alto, mais frio, então, o parapente vai ser empurrado para a parte mais alta da nuvem e o piloto poderá morrer congelado. Pouquíssimos pilotos sairam com vida. É absolutamente perigoso.
No meio do voo livre, as pessoas dizem que a nuvem suga, mas a verdade
ResponderExcluiré que a térmica arrasta e empurra para dentro da nuvem.
Dentro de uma nuvem (NEGONA) pode ter ventos com velocidades acima de
200km hora. Não há parapente ou asa delta que resistam a tamanha
força.
Dentro destas nuvens, há granizo (pedras de gelo) que estão a viajar
junto com o vento lá dentro.
É fácil entender porque não se deve decolar quando há uma NEGONA.
Primeiro, podemos perceber a força que tem estas termais, para estarem
levando aquela quantidade enorme de umidade lá para cima. Depois,
sabemos que à medida que subimos, a corrente de vento fica mais forte(
GRADIENTE DE VENTO) Depois, sabemos que à medida que se sobe, fica
mais frio. ( GRADIENTE TÉRMICO) Então, se uma nuvem é tão grande, é
porque há muita atividade térmica e muita atividade térmica significa
corrente de ar muito forte, subindo. Com certeza o piloto não vai
conseguir sair desta corrente ascendente e será empurrado para dentro
desta nuvem ( ENTUBAR) e depois, sabendo que quanto mai alto, mais
frio, então, o parapente vai ser empurrado para a parte mais alta da
nuvem e o piloto poderá morrer congelado.
Pouquíssimos pilotos sairam com vida. É absolutamente perigoso.