quarta-feira, 3 de julho de 2013

Formação das térmicas


Um comentário:

  1. Quando há vento, a coluna termal fica inclinada acompanhando a direção do vento.
    É igual a uma coluna de fumaça, quanto mais a velocidade do vento,
    mais inclinada esta coluna termal.
    Quando há vento, as térmicas se desprendem e esta coluna de corrente
    ascendente, vai acompanhando o vento.
    Se uma térmica se desprende em frente a uma montanha onde um piloto
    está voando o seu parapente no lift da encosta desta montanha, esta
    térmica a ser arrastada ( DERIVA) ( NA DERIVA DO VENTO) é levada e a
    passar pela montanha e encontrar o parapente, leva -o para o alto.
    O piloto pode escolher entre ficar na térmica e subir bem alto e
    depois voltar voando tranquilamente para o lift, ou, pendular e
    escapar dela.
    Se resolver ficar na térmica, poderá subir muito e ao descer, poderá
    encontrar outras térmicas e então, se quiser, poderá seguir voando na
    direção do vento e ir embora, vando até por centenas de quiliômetros e
    depois pousar bem longe de onde decolou.
    Esta modalidade de voo, onde o piloto decola e espera a térmica e
    depois sobe, escapa( Estampa) quando chega na base da nuvem e depois
    voa em busca de outras térmicas, podendo permanecer até por mais de 10
    horas no ar e voar por centenas de quilômetros, é chamada de CROSS
    CAUTRY ou simplesmente XC.
    Muitos pilotos, acabam ficando insatisfeitos com a rotina do voo de
    encosta, no lift e acabam por buscar esta outra modalidade( XC)
    outros, acabam indo também para a ACROBACIA AÉREA.

    Na minha opinião, isto é algo muito pessoal. Eu, particularmente,
    ainda prefiro o lif nas encostas.

    A nuvens, são a parte visível das térmicas e elas indicam as condições
    se estão boas ou não.
    Um exemplo é quando uma nuvem é branca, ( A chamamos de pon pon)com
    uma base acinzentada, com largura mais ou menos igual a altura, indica
    que as térmicas estão boas para se voar e sem riscos.
    Dizemos que a condição está boa.
    Mas, quando a nuvem é imensa, escura e tem a parte de cima muio mair
    que a largura,( A chamamos de NEGONA) é sinal de que as atividades
    térmicas nela estão muito fortes e se um piloto entrar nesta térmica
    com seu parapente, vai ser empurrado para dentro desta nuvem.

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