quarta-feira, 3 de julho de 2013

Ângulo de planeio


2 comentários:

  1. ÂNGULO DE PLANEIO.



    E ar calmo, o parapente desce em seu ÃNGULO DE PANEIO a esta
    velocidade, que é então
    Em AR CALMO, o parapente desce em seu ÃNGULO DE PLANEIO , a uma
    velocidade sempre constante.

    Em CORRENTES DESCENDENTES, o parapente afunda , planando em um ÂNGULO
    DE PLANEIO, mais na vertical.

    Em CORRENTES ASCENDENTES, o parapente muda seu ÂNGULO DE PLANEIO,
    voando mais na horizontal ,ou, subindo.

    O parapente em seu voo, sempre está descendo, pois um planeio é
    resultado de duas forças que se opõem uma à outra. A GRAVIDADE, puxa
    para baixo e a SUSTENTAÇÃO puxa para cima. assim, o resultado é a
    aeronave se mantendo no ar e indo para a frente.O parapente desce
    voando tranquilamente graças à força de ARRASTO, que puxa para trás,
    equilibrando o voo. Como a GRAVIDADE sempre será maior que a
    sustentação, o parapente desce planando em direção ao solo.Esta
    velocidade de descida em um planeio, é chamado de TAXA DE
    AFUNDAMENTO.

    Se ocorrer de o parapente entrar em uma ÁREA DE DESCENDENTES, ele
    continuará planando com a mesma TAXA DE AFUNDAMENTO, porém, como o
    meio em que ele está voando, etá descendo, então a RAZÃO DE DESCIDA
    será aumentada.
    Para entender melhor, vamos criar um exemplo.
    Vamos imaginar que um parapente está descendo em seu planeio vindo do
    alto de uma montanha. A TAXA DE AFUNDAMENTO está na ordem de um metro
    por segundo, então, á medida que ele avança voando, ele afunda.
    Os parapentes para aprendizes, eles afundam muito mais que os
    parapentes saida de escola.
    A este afundamento e a distância percorrida neste afundamento, é dado
    o nome de RAZÃO DE PLANEIO.
    A razão de planeio é a medida que mostra a quantidade percorrida em
    metros, durante o voo enquanto desce um metro.
    Nos parapentes de escola, a RAZÃO DE PLANEIO é da ordem de 5 metros
    por 1, enquanto que os parapentes sida de escola voam na casa dos 7
    metros por 1, já s de competição, chegam a 9 metros por 1.
    A CARGA ALAR, (Peso do piloto) não influencia na razão de planeio e
    sim, na VELOCIDADE DO PLANEIO.
    Quando o parapente entra então em uma área de descendentes, como o ar
    naquele local está descendo, o parapente é arrastado junto com este ar
    descendente. Mas o parapente continua voando com a mesma RAZÃO DE
    PLANEIO, voando em um meio que está descendo e então o resultado é
    que a velocidade de descida aumenta, pois é somado a velocidade do
    voo, mais a velocidade do ar que está descendo.

    Agora vamos imaginar que após sair desta área de descendentes, o pilto
    continue voando em direção ao vale e, mal acabou de sair de uma
    DESCENDENTE, ele sente que o parapente parece ter parado no ar.
    Ele acaba de entrar em uma ASCENDENTE e é sabido que em toda TÉRMICA,o
    ar está subindo, por estar aquecido e, em torno de toda TÉRMICA, há
    sempre DESCENDENTE.
    Esta é a razão de o piloto acabar de ar de uma descendente e encontrar
    uma ascendente. Elas existem juntas, nunca estarão isoladas.
    Continuando o nosso exemplo, onde o piloto acaba de entrar em uma
    ascendente, ele perceberá que seu parapente agra está subindo. Na
    verdade, ele continua descendo, pois está planando. o que está subindo
    é o ar aquecido da térmica e o parapente sobe junto, continuando em
    seu planeio.
    Neste exemplo, o parapente continua em sua RAZÃO DE PLANEIO e subindo
    com a massa de ar aquecido, tendo uma determinada,RAZÃO DE SUBIDA.

    Há um aparelho, chamado de VARIÔMETRO, que acusa com bips audíveis,
    toda ve em que estamos em uma descendente ou ascendente. mostra
    inclusive a RAZÃO DE DESCIDA, nas descendentes e, a RAZÃO DE SUBIDA,
    nas ascendentes.

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  2. Para completar o assunto sobre razão de planeio, vamos observar que em
    voo normal, em vento, quando vamos na diagonal do vento,(vento
    lateral) (través) escorregamos e aumentamos nossa velocidade em
    relação ao solo, mas mantemos a razão de planeio.. Quando voamos de
    frente para vento(vento de proa) diminuímos nossa velocidade em
    relação ao solo. Podendo inclusive, ficar parado ou, em certos casos,
    var para trás.
    Quando voamos a favor do vento, ( vento caudal) aumentamos nossa
    velocidade em relação ao solo.( Este é o motivo pelo qual, sempre
    temos que pousar contra o vento)(vento de proa)

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